Search

Museus para conhecer em Curitiba

Conteúdo atualizado em 21 de fevereiro de 2024

Curitiba, a capital do Paraná, é uma cidade linda que vale a pena conhecer. Dentre as várias capitais que conhecemos no Brasil, é uma das mais agradáveis: tem ruas arborizadas, avenidas largas, transporte público que é modelo para o resto do país, inúmeros parques e áreas verdes para lazer e várias atrações culturais.

>> Leia também: Curitiba – O que fazer na capital ecológica

Dentre as atrações culturais, vamos destacar alguns museus bacanas que fazem parte de qualquer roteiro por Curitiba – aliás, fica aqui a dica: o clima em Curitiba é muito instável, por isso é sempre bom ter na manga alternativas de passeios em lugares fechados. Nas duas vezes em que estivemos por lá pegamos chuva, sendo que na primeira vez mal conseguimos conhecer os parques. Dito isso, verifique a previsão do tempo antes de ir e já inclua esses museus no seu roteiro!


Se for alugar um carro para passear por Curitiba, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Museu Oscar Niemeyer

O mais famoso dos museus de Curitiba tinha que ser o primeiro da lista! O Museu Oscar Niemeyer é um museu de arte lindíssimo – que recomendamos mesmo para quem não é entendido ou aprecia arte. O conjunto todo é tão bacana que certamente agrada a família toda.

fachada do Museu Oscar Niemeyer

Projetado em 1967, o prédio original do museu foi sede de vários serviços públicos estaduais até 2002, quando decidiu-se que passaria a ser um museu. Passou então por uma ampla reforma e ganhou um anexo conhecido como Olho (devido ao seu formato arquitetônico), tudo sob autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer . A partir daí passou-se a chamar Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao idealizador do seu projeto final.

Atualmente é considerado o maior museu da América Latina, possuindo cerca de 35 mil m2 de área construída e mais de 17 mil m2 de área expositiva. Também é um dos cartões postais de Curitiba e sempre oferece exposições interessantes, sobre temas variados. Na nossa última visita, nos surpreendemos com uma exposição lindíssima sobre a África e outra sobre a cultura da Ásia, além de esculturas incríveis de um artista catalão no espaço do olho – sim, é possível subir lá e é um dos espaços usados para as exposições temporárias.

O complexo do museu inclui também um café, um auditório, uma lojinha e um espaço ao ar livre, conhecido como Parcão. O Museu Oscar Niemeyer é uma das paradas dos ônibus turísticos, mas também conta com um estacionamento, para quem estiver de carro.

Todas as informações sobre as exposições, horário de funcionamento, localização, preços e programação estão disponíveis no site: Museu Oscar Niemeyer.

Museu Egípcio e Rosacruz

Fomos conhecer o Museu Egípcio e Rosacruz na nossa última visita a Curitiba e foi uma grata surpresa. Localizado num bairro mais afastado das outras atrações da cidade e mantido pela Ordem Rosacruz (uma organização místico-filosófica com origens lá no século 14), o museu é dividido em três partes: um acervo permanente sobre o Egito antigo; uma exposição específica sobre Tutankhamon; e a Alameda das Esfinges, um espaço a céu aberto.

área externa do Museu Egípcio

Na exposição permanente, o acervo abrange muitos objetos do Egito antigo – esculturas, móveis, jóias, desenhos, adornos e roupas. Praticamente todos são réplicas vindas do Egito mesmo ou de outros museus especializados em História egípcia – portanto, não se empolgue muito achando que são realmente originais, embora sejam bastante convincentes. O ponto alto dessa parte do museu é uma múmia real, vinda do Egito, de uma mulher que acredita-se tenha sido funcionária da família real.

A segunda exposição, que fica num prédio em frente ao principal, é dedicada ao famoso faraó Tutankhamon, conhecido como o Rei Menino de Ouro. Ali conta-se tanto a história do próprio faraó como detalhes da descoberta de sua tumba, há pouco mais de 100 anos. No acervo, muitos objetos pessoais, esculturas, sarcófagos, móveis e até uma biga.

O terceiro espaço do museu fica numa área externa, chamada Alameda das Esfinges, onde há obviamente esculturas de esfinges, vários murais com escritos antigos e uma maquete de toda a área do museu.

Todas as informações sobre as origens do museu, acervo, exposições, horários e preços estão disponíveis na página do museu no Instagram @museuegipcioerosacruz.

Memorial Ucraniano

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano foi inaugurado em 1991, em homenagem ao centenário da chegada das primeiras famílias ucranianas a Curitiba. Para aqueles que, como nós, não sabiam, o estado do Paraná concentra a maior quantidade de imigrantes ucranianos do Brasil: estima-se que mais de 45 mil pessoas tenham vindo de lá para cá desde 1891.

Memorial Ucraniano no Parque Tingui

Também considerado parte do roteiro turístico da cidade, o memorial é formado por um portal, uma réplica da antiga capela de São Miguel Arcanjo (a original fica na Serra do Tigre, na Ucrânia), um campanário e uma pêssanka gigante (simbolizando a tradição dos ovos pintados à mão). Tudo cercado por muito verde e jardins floridos, formando um cenário lindo – não à toa é considerado um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba e também parte do roteiro do ônibus turístico.

Na pequena capela construída em madeira, em estilo bizantino, fica uma exposição permanente de pêssankas, bordados e pinturas, além de muitas informações históricas sobre a Ucrânia – um país que sofreu guerras e invasões de vários povos ao longo dos séculos até hoje.

Na área do memorial acontecem feiras e festivais típicos da comunidade ucraniana da cidade em diferentes épocas do ano – mais informações nesta página do site Curitiba Turismo: Memorial Ucraniano.

Museu do Automóvel

Um museu que é uma verdadeira viagem ao passado somada à paixão pelos automóveis: essa é a melhor descrição do Museu do Automóvel de Curitiba.

fachada do Museu do Automóvel de Curitiba

O foco do museu são os automóveis fabricados no século 20 – com um acervo de 150 deles, a exposição se alterna nas 70 vagas disponíveis dentro do espaço físico do museu. Há modelos para todos os gostos: desde o amado Fusca ao imponente Mustang; de antigos Fords do início do século a carros de Fórmula 1; do brasileiríssimo Gurgel ao esnobe Lincoln; e ainda várias outras preciosidades automobilísticas.

Fato é que amantes de carros vão amar esse pequeno museu! Todas as informações sobre horários de funcionamento, acervo, preços e localização podem ser encontrados no site: Museu do Automóvel.

Reserve sua hospedagem em Curitiba pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Mais museus em Curitiba

Curitiba conta ainda com outros museus interessantíssimos que infelizmente não conseguimos conhecer.

Um deles é o Museu do Holocausto, dedicado à memória, educação e pesquisa desse trágico e importante período da História moderna. Todas as visitas a esse museu devem ser agendadas previamente, e só é permitida a entrada a maiores de 12 anos (esse foi o motivo de não conseguirmos visitá-lo, já que nosso caçula tinha apenas 10 anos na nossa última viagem a Curitiba). Mais informações no Museu do Holocausto e no perfil do Instagram @museudoholocausto.

Outro museu bacana é o Museu Paranaense, dedicado à antropologia, arqueologia e história do estado do Paraná, com diversas exposições permanentes e outras temporárias. Mais informações no site Museu Paranaense e no perfil @museuparanaense. O blog Viajando com a Cintia também tem um post bem bacana contando como foi a visita: Museu Paranaense – Curitiba.

Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Curitiba pelo nosso parceiro Civitatis.


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema MUSEUS. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

10 respostas

  1. Um museu é sempre um excelente programa quando a chuva estraga um roteiro, mas não só. E Curitiba tem uma boa coleção de museus, para gostos muito diferentes. O Museu Oscar Niemeyer está na minha lista desde que vi a notícia da sua abertura. Mas o museu de Curitiba que mais me surpreendeu foi o egípcio. Que maravilha de lugar para levar as crianças, sobretudo se nunca tiveram a oportunidade de viajar até ao Egito

  2. Amei este post de museus em Curitiba. Já conheci o Museu Niemeyer e concordo que é dos mais legais da capital paranaense. Quando estivemos lá ele era recém inaugurado. Quero voltar a Curitiba porque acho uma cidade perfeita para receber turistas, muito bem estruturada e moderna.
    Parabéns pelo post, Cíntia. Já quero voltar logo pra conhecer os outros museus.
    Bjs

  3. Parques e Museus em Curitiba, como não amar? Gostei bastante do ON, mas quando fui infelizmente não havia nenhuma exposição nO Olho, mas mesmo assim fui conferir o espaço. Aliás, eu estava com a Zudi e a Luciana nesse dia! Beijos, Cíntia

  4. Oi Cintia, quantos museus em Curitiba interessantes para conhecer!
    O Niemeyer é o mais famoso né? Morro de vontade de ir, mas estive tão rápido na cidade que não tive tempo. Uma pena. Achei bem bonito o Memorial Ucraniano, não fazia ideia que existia!
    Adorei sua seleção de museus e espero que possa voltar para conhecer alguns em breve.

    Bjs

  5. Curitiba é super agradável e as dicas de museus em Curitiba estão ótimas!! Fiquei com curiosidade de conhecer o Museu Egípcio, mesmo com réplicas me pareceu muito interessante.

  6. Muito interessantes suas dicas de museus para conhecer em Curitiba, estive na cidade em uma viagem de 03 dias, porém não tive oportunidade de conhecer nenhum museu. Fica para uma próxima vez na cidade, já que pretendo retornar com a família. Beijo!

  7. Adorei saber mais sobre os museus de Curitiba!! Quero muito conhecer o Museu Egípcio e tb o do Holocausto q vc escreveu no final. Pena que o 2o tem péssimas datas e horários de abertura e é dificílimo colocar no roteiro de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *