Fazenda Histórica no Vale do Café: como é a visita à Fazenda Vista Alegre

Contexto histórico: um pouco sobre o Vale do Café e suas fazendas

Nós adoramos lugares históricos e há tempos planejávamos conhecer um pouco da região do Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro. O Vale do Café é a denominação para um região turística formada por 15 cidades no vale do rio Paraíba do Sul, todas localizadas no estado do Rio e que tiveram seu auge econômico no século 19, com a expansão da cultura do café no estado.

Uma das atrações mais interessantes da região são as visitas guiadas à antigas fazendas de café – há inclusive circuitos turísticos exclusivos de fazendas. Muitas delas passaram de mão em mão após o declínio econômico da cultura cafeeira, pois os proprietários originais não tinham mais como mantê-las, e perderam muito de seus móveis e objetos (quando não partes de seu terreno e de sua estrutura). Mas a boa notícia é que diversas delas tiveram a sorte de encontrar novos proprietários interessados em seu potencial turístico e dispostos a retorná-las à sua antiga beleza e imponência.

Como é a visita guiada à Fazenda Vista Alegre

entrada da Fazenda Vista Alegre, em Valença-RJ

Assim aconteceu com a Fazenda Vista Alegre, localizada no município de Valença, que tivemos o prazer de conhecer num fim de semana que passamos hospedados em Vassouras. Normalmente há disponibilidade de visitas em dois horários por dia, e o agendamento é feito diretamente via WhatsApp. Quem recebe os visitantes é a Vera, atual proprietária da Vista Alegre, que mora ali com o marido e é responsável por todos os detalhes.

Logo na entrada nos surpreendemos com a beleza do jardim: um lago emoldurado por árvores centenárias. E mais acima, a casa principal – de longe já pode-se ver sua fachada branca e os detalhes das janelas. É no jardim que a Vera recebe os visitantes e começa a contar a história da fazenda Vista Alegre.

casa da fazenda Vista Alegre

Ao contrário de outros lugares menos afortunados, a fazenda Vista Alegre teve poucos percalços na sua história. A casa da fazenda, idealizada e construída pelo Visconde de Pimentel, é repleta de detalhes elegantes. O visconde era um entusiasta das artes e da educação, e foi pioneiro em criar escolas para os filhos dos escravizados e crianças pobres da região – isso em meio à sociedade elitista e escravocrata do século 19. Imaginamos que isso não deva ter contribuído para a popularidade dele, já que não eram atitudes comuns na época entre seus pares.

entrada lateral da fazenda Vista Alegre

Com a decadência da cultura cafeeira, a fazenda foi vendida para uma família de imigrantes dinamarqueses que se dedicavam à fabricação de laticínios. Assim, ela deixou de produzir café e passou à criação de gado leiteiro, e a casa foi apenas adaptada para a família, não perdendo suas linhas originais.

salão de almoço da fazenda Vista Alegre

Essa família dinamarquesa viveu na fazenda Vista Alegre por mais de 30 anos, até que se mudassem para o sul de Minas, e a propriedade passou então à família atual. Nas mãos da Vera e do marido (que inclusive se casaram ali num festão para mil pessoas na década de 80), a fazenda passou por restaurações a fim de explorar seu potencial turístico (e também para que eles pudessem morar ali – por exemplo, a casa original só tinha um banheiro).

uma das salas da fazenda Vista Alegre

Tudo isso foi a Vera quem nos contou, antes de entrarmos na casa. Após adquirirem a fazenda, eles se dedicaram a encontrar e restaurar todos os móveis e objetos originais, incluindo outros da mesma época garimpados de antiquários e ainda alguns encontrados espalhados pelo terreno da fazenda. O resultado é uma casa antiga mas aconchegante, com a cara da época em que foi construída mas onde percebemos também o toque dos atuais donos – honrando o passado e ainda assim possibilitando ter uma vida confortável e moderna.

uma das salas da fazenda Vista Alegre

Um dos detalhes mais bonitos é que cada cômodo tem uma cor predominante, com a clara intenção de separar uma área da casa da outra. E a varanda, que tem vista para um lindo jardim com palmeiras imperiais, é o ponto final perfeito para a visita guiada! É nesta varanda que é servido um café para os visitantes, e a partir dali ficamos livres para fotografar à vontade nossos pontos preferidos da fazenda. Morri de amores por essa varanda e só por ela já teria valido a pena a visita!

varanda da fazenda Vista Alegre

Assim como outras fazendas do Vale Histórico do Café, a fazenda Vista Alegre também aceita hospedar visitantes. O sótão da casa foi totalmente reformado e hoje abriga algumas suítes super charmosinhas e uma sala comum repleta de objetos antigos, formando um ambiente muito agradável. Ficamos com muita vontade de voltar e passar um fim de semana ali com nossas crianças!

sótão da fazenda Vista Alegre

Apesar dessa visita guiada parecer um programa muito adulto, acreditamos que pode ser sim um passeio bacana com crianças. A parte histórica pode até ser maçante para elas, mas criança também sabe apreciar coisas bonitas – e além da casa, os jardins são maravilhosos e um convite a muitas brincadeiras.

Como agendar a visita guiada à Fazenda Vista Alegre

Encontramos todas as informações de contato no site Fazenda Vista Alegre e agendamos a visita através do WhatsApp ((21) 98776 0747). Eles são também muito ativos no Instagram (@fazenda_vista_alegre_) e no Facebook (@fazendavistaalegre).

Outro ponto importante que vale enfatizar aqui é que, além das visitas guiadas individuais (como fizemos), a fazenda Vista Alegre também aceita visitas de grupos, ensaios fotográficos e locação de eventos e filmagens. Aliás, quem é noveleiro e tem mais de 40 anos deve se lembrar da novela A Viagem – que teve muitas de suas cenas gravadas no jardim da fazenda. Tem mais histórias de novela aqui: Fazenda Vista Alegre/Curiosidades.

A Vista Alegre também já apareceu no programa Casa Brasileira do canal GNT – e por esse link dá para ver um pouquinho como ela é: https://fb.watch/hUjAW9fqbv/

Para saber mais sobre o Vale do Café

Para saber mais sobre o Vale Histórico do Café e as cidades que fazem parte dele, as fazendas da região, consultar opções de hospedagem e as opções de turismo por ali, recomendamos dar uma olhada no Portal Vale do Café. Tem ótimas informações e ajuda muito quem estiver planejando um roteiro.

Outros lugares para passear pela História do Brasil


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema DESTINOS MARAVILHOSOS. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

13 respostas

  1. Muito bom ler sobre a história das fazendas de café e se emocionar com o fato que havia pessoas boas, mesmo numa época escravocrata: pulverizar a arte e educação para os pobres e filhos de escravos.
    Impressionante como essas edificações passam pelas mãos de algumas famílias distintas, que não há nenhum vínculo no decorrer do tempo. Que bom que elas mantiveram o fucnionamento da fazenda, de alguma forma e hoje, a gente tem a oportunidade de conhecer toda a história.
    Onde você se hospedou durante a viagem nessa região?

    1. Nós nos hospedamos em Vassouras, Dani. Mas há várias outras cidadezinhas interessantes por ali, e o bom é que são bem pertinho umas das outras.

  2. Cintia, também adorei a varanda da fazenda Vista Alegre e estas janelonas e pé direito alto. Vocês visitaram outras fazendas do Vale do Café? Quero ver mais!

  3. A história da Fazenda Vista Alegre é muito interessante. Adoraria visitá-la! Há muito tempo visitei uma fazenda no Vale do Café e esta foi uma experiência marcante. A trajetória do Visconde de Pimentel. os objetos preservados, o jardim… Com certeza este conjunto me faz querer fazer uma visita guiada também!

  4. Adoraria conhecer a Fazenda Vista Alegre, percorrer o interior da casa com seus objetos antigos e ver de perto a natureza preservada. Muito louvável a atitude do Visconde de Pimentel em relação à educação das crianças, talvez seja este um dos motivos da preservação de suas raízes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *