Onde ver dinossauros no Brasil: dicas de parques e museus

Conteúdo atualizado em 11 de agosto de 2023

Quem mais aí tem uma criança louca por dinossauros em casa? Aqui temos um pequeno dinolover aspirante a paleontólogo que ama esses bichos desde sempre – não sabia nem escrever o nome inteiro, mas quando se tratava dos personagens do Jurassic Park e World ele sabia nome e sobrenome! rsrs Hoje, aos 10 anos, tem uma biblioteca considerável sobre o assunto e sabe detalhes que só quem estudou poderia saber.

>> Confira aqui o post com indicações de livros sobre dinossauros, escolhidos pelo nosso pequeno especialista: 9 LIVROS SOBRE DINOSSAUROS + 1 SOBRE O UNIVERSO – UMA VIAGEM JURÁSSICA

Por causa dessa paixão perdemos as contas de quantos lugares já fomos para encontrar esses répteis grandalhões (só não é maior que o número de vezes que os filmes Jurassic foram assistidos) e achamos por bem fazer uma listinha para facilitar a vida de outros pais e mães de dinolovers. Com certeza existem muitos parques e museus que contam com a presença ilustre de dinos, assim como também são bem comuns as exposições nos shoppings (especialmente nos períodos de férias escolares), mas esses são os que conhecemos.

é ou não é verdade? rsrs

Onde ver dinossauros no Brasil: Museus

Museu de Zoologia da USP (São Paulo-SP)

Programa gratuito e super bacana na capital paulista. O Museu de Zoologia da USP aborda principalmente o tema da biodiversidade e evolução, por isso tem muitos animais taxidermizados (empalhados). Mas tem também muitos fósseis e réplicas de fósseis, como um esqueleto inteiro do Tapuiassauro, um dino genuinamento brasileiro. É um museu pequeno mas adorei a abordagem de “conhecer para preservar”, e meus malinhas amaram também.

Nos períodos de férias escolares, o MZUSP costuma oferecer uma programação especial, com muitas oficinas, palestras e outras atividades educativas. Para acompanhar a agenda e saber mais sobre o museu, consulte o site MZUSP e a página oficial do museu no IG @museu_zoologia.

>> Leia mais sobre ele aqui: Dois passeios animais em São Paulo: Museu de Zoologia da USP e Instituto Butantan <<

Museu de História Natural de Taubaté (Taubaté-SP)

A gente ama muito esse lugar! Já fomos várias vezes, pois é muito perto da nossa casa. O Museu de História Natural de Taubaté fica em Taubaté, no interior de São Paulo, e tem um acervo super didático que conta a história de tudo – desde a formação das rochas, passando pelas eras geológicas e seus principais animais, com direito a esqueleto em tamanho real de um plessiossauro e um crânio de mosassauro, além de uma réplica de velociraptor (totalmente diferente dos filmes, diga-se de passagem). A parte final tem uma coleção impressionante de animais taxidermizados por tipo: aves, répteis, anfíbios, mamíferos, mais insetos e artrópodes.  No último corredor, uma explicação sobre o processo de taxidermia e dioramas representando os ecossistemas presentes no vale do Paraíba, além de uma sala de vídeo onde é possível assistir a documentários sobre diferentes espécies de dinos. Fascinante para crianças e adultos!

O MHNT também costuma oferecer diferentes atividades ao longo do ano, em especial nas férias escolares – para acompanhar a programação e saber mais informações (como chegar, horário de funcionamento, preços dos ingressos, etc), consulte o site Museu História Natural e a página oficial do museu no IG @mhnt.taubate.

>> Leia mais sobre ele aqui: Conheça o Museu de História Natural de Taubaté <<

Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo (Zooparque Itatiba-SP)

Um museu dentro de um zoológico, afinal uma coisa complementa a outra! Inaugurado em 2020 como parte das atrações do Zooparque Itatiba, no interior de São Paulo, esse museu tem a intenção de ser uma viagem pelo tempo. Cada espaço é pensado para ilustrar uma determinada fase do nosso planeta, com muitas explicações, esqueletos, figuras e animais taxidermizados. Numa das salas principais ficam muitos dinossauros, cada um com uma fichinha informativa – inclusive um esqueleto em tamanho real do grandalhão carcaradontossauro.

Mais informações sobre o zoológico – como chegar, horários de funcionamento, ingressos e programação – podem ser encontradas no site Zooparque, e também no IG @zooparque.itatiba.

>> Leia mais sobre ele aqui: Como é o Zooparque Itatiba <<



Onde ver dinossauros no Brasil: Parques

Vale dos Dinossauros (Canela-RS)

O Vale dos Dinossauros faz parte de um conjunto de atrações em Gramado e Canela, na serra gaúcha, cujos ingressos podem ser comprados juntos (o Passaporte Dreams -os outros lugares do pacote são o Museu de Cera, o Hollywood Dream Cars, o Harley Motor Show e o Salão Super Carros). Do lado de fora do parque, um grande T-Rex já impressiona, assim como o clima Jurassic Park que se espalha pelo parque: no detalhe do jipe virado e de um grande container que faz barulhos como se houvesse um dino preso dentro. Os menorzinhos curtem – nosso caçula, que era bem pequenininho na época, ficou até com um pouco de medo do barulho que os dinossauros faziam quando passávamos na frente deles. O preço é salgado, portanto só vale ir se estiver com crianças (ou se for um dinolover já crescidinho rsrs).

Todas as informações sobre preços e horários de funcionamento estão disponíveis no site Vale dos Dinossauros/Canela.

>> Falamos sobre ele no nosso roteiro: Gramado e Canela em janeiro com 2 malinhas <<

Vale dos Dinossauros (Foz do Iguaçu-PR)

O Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu é bem parecido com o de Canela, tanto no espaço quanto na parceria com outras atrações na cidade (do mesmo modo é possível comprar um ingresso único). O parque comporta muitas réplicas se mexem e fazem sons quando passamos perto, e em todos há uma plaquinha explicativa com nome, altura e peso, o que comiam e onde e quando viveram. Por ser menor, os dinos parecem mais concentrados – em Canela o espaço é bem maior e eles ficam mais espalhados. Acabamos conhecendo esse parque porque encaixamos o passeio na manhã do dia em que íamos embora de Foz (nosso voo era à tarde), mas longe de considerá-lo passeio obrigatório na cidade – a não ser que você tenha um pequeno dinolover como companhia.

No site é possível encontrar todas as informações sobre funcionamento, horários, preços e atrações casadas: Vale dos Dinossauros/Foz.

>> Falamos sobre ele no nosso roteiro: Foz do Iguaçu em 5 dias <<

Parque Terra Mágica Florybal (Canela-RS)

Parque Florybal em Canela

O Parque Terra Mágica Florybal é um parque mais interessante para as crianças, embora não seja exatamente dedicado aos dinossauros. Florybal é uma tradicional marca de chocolate ali na serra, e por algum motivo os donos resolveram fazer um parque gigantesco que mistura figuras mitológicas, divindades de todas as crenças, animais atuais de mentira e… dinossauros. Apesar do mix sem sentido, é um parque bem bacana de visitar – especialmente os pequenininhos vão se divertir, pois dá para interagir bastante com as figuras espalhadas pelo parque. Destaque para o Dinomóvel (uma espécie de ônibus em forma de cabeça de dinossauro), para o Voo do Pterodáctilo (meio que um teleférico que percorre uma distância curtinha, pago à parte) e o cinema 7D (são vários filminhos, um deles com temática de dinossauro, e com recomendações diferentes de idade, também pago à parte).

No site é possível encontrar todas as informações sobre funcionamento, horários, preços e atrações: Parque Terra Mágica Florybal.

Parque Rocha Moutonnée (Salto-SP)

Localizado em Salto, a cerca de 100 km da capital paulista, o Parque Rocha Moutonnée é um pequeno achado. Com entrada gratuita, ele abriga uma preciosidade: a tal da rocha Moutonnée é um paredão de granito que guarda evidência das eras glaciais, e dizem que só existe outra similar na Austrália. E no meio da mata, várias réplicas assustadoras de dinossauros, como se estivessem mesmo soltos – meu malinha era bem pequeno quando fomos e ficou até achando que eram de verdade!
O parque é muito bonito e no meio da trilha é possível observar pássaros (havia vários fotógrafos no dia em que fomos), além de guardar informações sobre a história da cidade e das lendas e histórias em torno do rio Tietê – inclusive há um largo trecho do caminho à beira do rio, onde se vê a cidade do outro lado. Vale o aviso que ali na área há incidência do carrapato-estrela, que transmite a terrível doença da febre maculosa (há várias placas de alerta dentro do parque), por isso é fundamental usar sapatos fechados e se prevenir com bastante repelente, além de evitar andar em caminhos fora das trilhas demarcadas.

[Atualização agosto/2023] O parque atualmente está fechado para reforma, com previsão de reabertura em setembro/2023. Segundo a Prefeitura, todas as réplicas estão sendo modernizadas e o parque ainda ganhará duas figuras gigantes. Agora é esperar para ver!

Mais informações do parque na página oficial da Prefeitura de Salto.

Mundo Dinossauro (Zoológico de São Paulo-SP)

O Mundo dos Dinossauros é uma atração dentro do Zoológico da cidade de São Paulo, paga à parte do ingresso. É meio um Vale dos Dinossauros, mas como o espaço é menor o efeito é um pouco mais impressionante, pois dá pra chegar mais perto dos bichos – tem até umas cabeças surgindo no meio da folhagem, cheias de dentes . Alerta vermelho para o Cinema 4D, que não vale o que se paga (pois também é pago à parte): filme curtinho, sem graça e efeitos 3D e 4D praticamente nulos – até meu malinha que se contenta com a simples visão de dinossauros saiu de lá decepcionado. Um charminho a mais para os bem pequenos é um parquinho de diversões no final do trajeto. Estando lá no Zoológico, vale a pena esticar o passeio e conhecer.

Consulte o site para saber mais sobre funcionamento, horários, preços e atrações: Mundo Dino – Zoológico de SP.

>> Leia mais sobre ele aqui: Zoológico de São Paulo <<

Vila Encantada (Pomerode-SC)

Um parque de diversões com uma proposta bem diferente, o Vila Encantada fica em Pomerode e tem que fazer parte do roteiro para quem está com crianças. Além dos brinquedos – que fazem a criançada se movimentar a valer – há muitos dinossauros espalhados pelo parque, sempre acompanhados de uma plaquinha de identificação com muitas informações. Há também algumas intervenções em horários pré-determinados com o auxílio de um “paleontólogo”, que incluem uma gincana, escavação de fósseis e visita ao “berçário”. Mesmo o meu malinha – que já é mais velho e acha que sabe tudo de dinos – se divertiu bastante.

Confira todas as informações sobre o funcionamento do parque na sua página oficial Vila Encantada.

>> Leia mais sobre ele aqui: Parque Vila Encantada em Pomerode <<

Ecoparque Jardim dos Pinhais (Santo Antonio do Pinhal-SP)

Uma trilha em meio a lindos jardins temáticos, no alto de uma montanha, e que termina num verdadeiro vale dos dinossauros: esse é o passeio no Jardim dos Pinhais Ecoparque. Localizado na serra da Mantiqueira, na cidadezinha de Santo Antonio do Pinhal e pertinho de Campos do Jordão, o Jardim dos Pinhais é um passeio delicioso e super acessível para a família toda. Quando estivemos lá nem sabíamos que havia dinossauros – foi uma surpresa e tanto quando a guia nos falou que sim, havia uma imensa área de trilha com réplicas de animais pré-históricos. Os “animais” ficam espalhados numa área paralela aos jardins e os malinhas se divertiram tirando muitas fotos e descobrindo fósseis, ovos e bichos escondidos na trilha.

Informações sobre o funcionamento, localização, horários e preços podem ser encontradas na página oficial do parque: Jardim dos Pinhais Ecco Parque.

>> Mais detalhes neste post: O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na serra da Mantiqueira <<

Parque Jonas Correa (Quatro Barras-PR)

Localizado no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, o Parque dos Dinossauros Jonas Correa é uma excelente opção de entretenimento nos arredores de Curitiba. O parque foi criado pelo artesão Jonas Correa e conta com cerca de 30 dinossauros e fósseis de dinossauros espalhados em um bosque com espaço de 1600 m². O maior dos dinossauros tem 10 metros de altura. Além dos dinossauros estão expostos também outras obras do artista, como por exemplo super-heróis e até um Moai da Ilha de Páscoa. O município de Quatro Barras fica a cerca de 30 km de Curitiba e tem fácil acesso através da BR-116.

Quem foi lá e fez o registro foi o pessoal do blog Me Leva Viajar, post completo aqui: Parque dos Dinossauros Jonas Correa – Em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba

Onde ver dinossauros no Brasil: dica extra

Que tal conhecer um restaurante todo temático de Jurassic Park? Pois fomos conhecer o Jurassic Park Burger, em São Paulo, e amamos! Todo inspirado no filme de 1993, o cardápio conta com hamburgueres, pizzas, sorvetes e outras guloseimas, e o ambiente tem várias réplicas dos dinos mais famosos do filme. No térreo há um telão onde o filme fica passando sem parar, e no último piso há objetos originais do lançamento do filme na década de 90. Um super programa para os dinolovers!

[Atualização agosto/2023] O Jurassic Park Burger mudou de lugar e conceito a partir de julho de 2023 – agora localiza-se no Golden Square Shopping em São Bernardo do Campo (SP) e, além do espaço do restaurante, oferece também uma experiência imersiva, paga à parte. Mais detalhes no IG @jurassicparkburgerrestaurant.

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 13 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 20 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Ofertas aqui

Leia com a gente

Posts Recentes

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

12 respostas

  1. Amei ver as dicas de onde ver dinossauros no Brasil! Não sabia que as nossas crianças tinham essa possibilidade e adorei principalmente saber que tem opções em São Paulo!

  2. Minha filha é alucinada por dinossauros e tudo o que pode envolver arqueologia! Bom, nós também amamos! E eu desconhecia esse tanto de opção pra ver dinossauros em São Paulo! Sensacional!!! Quando voltar a São Paulo, vou programar bem a viagem pra incluir alguns desses espaços no roteiro! Amei a seleção!!!

  3. Uau! Não sabia que tinham tantos parques e atrações temáticos sobre dinossauros. A gente também adora por aqui. Imagino que o pequeno também poderia incluir na lista dele o Museu da Natureza da Serra da Capivara, no Semiárido Piauiense. Ele ia amar a parte da megafauna, sem falar que o parque é cheio de sítios arqueológicos, mais um pra entrar no roteiro.

  4. Nossa! Que fartura de opções! Adorei esse post! Só visitamos o Beto Carreiro e o Parque de Foz do Iguaçu. Já guardando as dicas aqui

  5. Se dinossauros encantam adultos imagino como ficam as crianças. Esse levantamento de parques no Brasil dá para elaborar a Rota dos Dinos. Muito bom o post ! beijocas

  6. Que máximo. As crianças adoram este tipo de locais. Aqui em Portugal existe também um Parque dedicado a dinossauros na Lourinhã. Se tiver oportunidade não deixe de visitar.

  7. Em Belo Horizonte, o Museu de Ciências Naturais da PUC-MG é excelente, muito bem montado. O primeiro andar traz réplicas de dinossauros: Amargassauro, Carnotauro… entre outros. Na parede representações do tamanho de vários répteis voadores. No segundo, mega fauna e um pouco sobre o Peter Lund, cujos achados influenciaram inclusive Darwin. No terceiro andar, bichos atuais. Lá aprendi a diferença entre o elefante africano e asiático, por exemplo. Há esqueleto de uma baleia cachalote.
    E, se passar por perto do triângulo mineiro, vale a pena conhecer Peirópolis, onde vários dinossauros foram encontrados. O museu é pequeno, mas interessante. No gramado, várias réplicas em tamanho natural de animais da região, como o Abelissauro, o Uberabatitan, entre outros. Uberaba vem desenvolvendo também espaços e exposições, que ainda não conheço. Quem costuma divulgar e estimular é o paleoartista Rodolfo Nogueira, que vive na cidade e já fez trabalhos inclusive para o museu de Berlim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *